Bicicletagem é um projeto de cunho sócio ambiental de logística reversa, que tem como base a sustentabilidade. Atua na coleta dos resíduos gerados em bicicletarias e empresas do setor, preocupando-se com a correta destinação dos mesmos. Um dos diferenciais do projeto é a coleta, pois é realizada com uma bicicleta, o que por sua vez dispensa o uso de combustível, contribuindo para diminuição da poluição e do aquecimento global.
COLETA E TRANSPORTE
Nas bicicletarias que aderem ao programa, disponibilizamos um coletor plástico que é retirado:
– Semanalmente;
– Quinzenalmente;
– Ou de acordo com a necessidade de cada parceiro.
Para realizar o transporte contamos com os serviços de jovens que passaram por nossos cursos gratuitos de mecânica básica em bicicleta e empreendedorismo, realizados em um de nossos projetos, o Galpão da Bike.
Outro diferencial é a utilização da bicicleta para fazer a coleta e transporte, dispensando o uso de combustível, contribuindo para a diminuição da poluição e número de carros nas ruas.
TRIAGEM
Nessa etapa os resíduos coletados passam por uma seleção manual, onde é feita uma separação por tipo de componente, como cabo de aço, sapatas de freio, conduítes, câmbio, catraca, etc.
Feito isso, o material selecionado é agrupado de acordo com o tipo de matéria prima utilizado na sua composição, como Plástico, Metal, Alumínio e Borracha.
PESAGEM E ARMAZENAGEM
Nessa etapa o material já separado é pesado, para, em seguida, ser enviado para os respectivos recicladores. Ela é uma etapa importante, pois conseguimos medir o impacto de nosso trabalho, sabendo, dessa maneira, quantos quilos de resíduos foram coletados e descartados de maneira consciente.
Após as etapas de separação e pesagem, os resíduos e componentes são armazenados até obtermos uma quantidade significativa para, em seguida, serem enviados para empresas parceiras.
DESTINAÇÃO
Os resíduos acumulados serão enviados à empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente, devidamente credenciadas pelos órgãos competentes, atendendo assim a Legislação Ambiental.
Dessa forma, todo material é encaminhado, no final do processo, para reaproveitamento das respectivas matérias prima, reduzindo assim os custos de produção e economia nos recursos naturais do planeta.
Atendendo a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina uma responsabilidade compartilhada, estamos fazendo a nossa parte e nos responsabilizando pelo ciclo de vida dos produtos, usando como instrumento o conceito de Logística Reversa.
Todos os nossos pneus, bem como outros componentes de borracha são enviados para a Utep.